CFP

Clube Filatélico de Portugal

Inutilizações Telegráficas-Postais * Estudo de Marcofilia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paulo Roriz Sequeira   
Quarta, 23 Setembro 2009 11:04

 

Inutilizações Telegráficas-Postais

Estudo de Marcofilia

                                                                                                                                                                                                              Paulo                                                                                                                                                        Paulo Sequeira

 

                1. Introdução

                Este estudo tem por objectivo fornecer informação actualizada sobre a Marcofilia associada à Telegraphia Electrica em selo e em objectos postais. Trata-se de uma síntese dos trabalhos referidos na bibliografia sendo uma actualização a este interessante assunto.     

A dificuldade de tratamento deste tema é considerável atendendo à escassez das peças existentes. Este artigo é mais uma contribuição, pois certamente ainda haverá muito por descobrir.

 

                2. Utilização Postal

O aparecimento de marcas telegráficas nos selos postais é o resultado da amalgamação dos serviços dos Telegraphos, dos serviços dos Faróis e dos serviços dos Correios que ocorreu em 1880, pois até esta data estes serviços eram independentes. Esta amalgamação ocorre depois da 3ª Reforma Postal em que se abandona a dupla marcação dos objectos postais na origem: obliteração dos selos com o carimbo oval de barras numérico da 2ª Reforma e a marcação na carta com carimbo nominal da estação. No entanto esta prática nalgumas estações ainda subsistiu por alguns anos, enquanto que noutras adoptou-se a utilização do carimbo duplo circular datado primitivo para obliteração do selo, quando este já existia. A 3ª Reforma aumentou consideravelmente o número de estações, de 240 na 2ª Reforma para o dobro aproximadamente. Com o decorrer dos anos mais estações foram criadas a um ritmo elevado, com e sem serviços telegráficos. Eram necessários carimbos novos para as novas estações da 3ª Reforma e para substituírem os antigos, aparecendo assim numa primeira tentativa os carimbos de dupla oval que não chegaram a todas as estações (cerca de 100). Por motivo desconhecido este tipo de carimbo não foi generalizado e como os novos carimbos não foram imediatamente fornecidos pela administração central, foram feitos localmente carimbos nominativos para obliteração dos selos e só mais tarde chegariam os carimbos finais. Para as estações da 2ª Reforma foram reutilizados carimbos nominativos do período Pré-Filatélico, carimbos nominativos e datados das Reformas anteriores e até inutilizações manuscritas à pena. Com esta falta de carimbos e com o espírito económico da altura, não seria de admirar que os carimbos de telegraphia eléctrica também fossem reutilizados em algumas estações, o que veio a acontecer. Noutros casos os carimbos foram destruídos, perdidos, guardados para uso posterior ou para irem parar ao Museu Postal uns anos mais tarde.

 

                3. Utilização Telegráfica

Com a amalgamação dos serviços, também os telegramas passaram a ser pagos com selos que eram colados no impresso e inutilizados com os carimbos existentes nas estações (estes carimbos podiam ser de qualquer tipo, não sendo necessariamente telegráfico primitivo). Este método de pagamento de telegramas deverá ter começado em 1884 e permanecido até 1893.

Normalmente os selos utilizados nesta operação seriam de 2rs (pouca utilização e difíceis de encontrar com carimbos telegráficos primitivos), múltiplos de 20rs e de valor superior a 100rs.

Numa fase posterior o operador de telégrafo transmitia a mensagem e colocava a marca de transmissão no impresso que atingia os selos de modo a ficarem bem inutilizados. Estas marcas são o cunho inquestionável do uso telegráfico do selo e assumiam as mais variadas formas: estrela vermelha no início e por pouco tempo (muito raro; talvez 2 exemplares), perfuração estrela, roulettes vermelhas, roulettes pretas atípicas, traços de lápis a vermelho e a azul. Estas marcas de transmissão por vezes combinam-se e não se sabe se por terem sido transmitidas várias vezes ou se haveria outra razão para tal. Levanto aqui a hipótese da verificação do montante dos selos colados no impresso pelo funcionário inicial que calculava o valor a pagar, uma vez que o funcionário que vendia os selos poderia não ser o mesmo funcionário.

 

4. Tipologia dos carimbos telegráficos primitivos

Os carimbos Telegráficos primitivos são os carimbos oriundos dos serviços dos Telégrafos e têm escrito “TELEGRAPHIA ELECTRICA” ou “ESTAÇÃO TELEGRAPHICA”. Assumem formas de dupla oval e com tipos de letra diferentes, havendo também carimbos de tipologia única.

TE1 TELEGRAPHIA ELECTRICA     

Dupla oval com caracteres romanos e no centro o nome da estação em caracteres normandos. Tipo mais comum.

 LAPA  te1
 

TE2 TELEGRAPHIA ELECTRICA

Dupla oval com caracteres normandos e no centro o nome da estação. Tipo comum.

te2a      te2b

 

TE3 TELEGRAPHIA ELECTRICA

Dupla oval com caracteres normandos e no centro o nome da estação em caracteres romanos. Apenas 5 estações: Ajuda, Belem, Sabugal, Seixal e Serpa.

te3 

 

TE4 TELEGRAPHIA ELECTRICA

Oval com caracteres normandos e no centro o nome da estação. Tipo comum.

te4  te4a   te4b

 

TE5 TELEGRAPHIA ELECTRICA

Dupla oval externa e no centro o nome da estação. Tipo único.

te5a           te5b

 

TE6 TELEGRAPHIA ELECTRICA

Dupla oval com caracteres normandos e em baixo o nome da estação. Carimbo mal reproduzido, falta o C em ELECTRICA. Tipo único.

te6a           te6b

 

TE7 TELEGRAPHIA ELECTRICA

Dupla oval, ELECTRICA ao centro e nome da estação em baixo. Tipo único.

te8a              tebb

 

TE8 TELEGRAPHIA ELECTRICA

Dupla oval, nome da estação ao centro e ELECTRICA em baixo. Apenas Bom Jezuz e Miranda.

           te8c

 

ET ESTAÇÃO TELEGRAPHICA

Reúnem-se neste tipo os carimbos duplo ovais inscritos com “ESTAÇÃO TELEGRAPHICA”, encontrando-se pelo menos 16 estações.

et1    et2     te3     te4
te5      te6     te7
te8

 

ETM ESTAÇÃO TELEGRAPHICA MUNICIPAL

Tipo único.

etm           etm1

 

ETPL ESTAÇÃO TELEGRAPHICA PRINCIPAL DE LISBOA

Tipo único.

Etpl1      etpl2

 

5. Lista das Estações Telegráficas criadas até 1880, com referência de marca Telegráfica-Postal

Apresenta-se a seguir um quadro com as estações telegráficas que existiram até 1880 referenciadas com carimbos telegráficos, seu tipo, grau de raridade e tipo de peças conhecidas.

O grau de raridade foi adoptado do trabalho de S. Washbourne em que consultou 10 colecções e conseguiu contabilizar o número de exemplares e deste modo atribuiu um grau de raridade que tomei a liberdade de alterar um pouco:

                C             Comum, + de 10 exemplares encontrados

M            Médio, entre 5 e 10 exemplares

R             3 a 4 exemplares

RR           1 a 2 exemplares

 

Estação, Concelho                       Tipo     Grau    Obliteração por emissões                Notas      Utilização Postal / Telegráfica

                                                                     Rarid.                                                                              Outras obliterações postais                  

 

AJUDA, LISBOA                              TE3       M         D. Luís fita direita; D. Luís de frente               
ALBERGARIA-A-VELHA                 TE1       RR        D. Carlos Mouchon                                         
ALCÁCER DO SAL                          TE1       RR        D. Luís fita direita                                 (1)         
ALCOBAÇA                                                                                                                                   Duplo circular datado 1885 com roulettes
ALDEIA DA PONTE                         TE2       C          D. Luís de lado; D. Luís de frente                   Carta D. Luís lado(9)
ALDEIA DA PONTE (verde)           TE2       RR        D. Luís de lado                                                  
ALENQUER                                                                                                                                    Duplo oval datado com traço
ALFANDEGA, PORTO                                 -           -                                                                          Duplo circular datado com perfuração 
ALFANDEGA DA FÉ                       ET         M         D. Luís de lado; D. Luís de frente;      (1)         Peça
                                                                                  D. Carlos Mouchon                             
ALJUSTREL                                       TE2       RR        D. Luís fita direita; D. Carlos Neto     (3)         
ALMADA                                         TE2       M         D. Luís de frente                                               
ALMEIDA                                         TE4       R          D. Luís de frente                                               
ANCIÃO                                          ET         C          D. Luís de lado; D. Luís de frente       (1)         IP D. Luís de frente
ARCOS DE VAL DE VEZ                 TE1       RR        D. Luís fita direita; D. Carlos Neto     (1)(2)(3
ARGANIL                                         ET         RR        D. Carlos Neto                                     (1)         
AZEITÃO                                          TE4       RR        D. Carlos Neto                                     (1)         
BARQUINHA                                   TE1       RR        D. Luís de frente                                               
BARREIRO                                       TE1       M         D. Luís fita direita; D. Carlos Neto;
                                                                                   “PROVISORIO”                                                 
BEJA                                                TE1       R          D. Luís fita direita                                 (1)         Envelope de Telegrama 1888(6)
BELEM                                             TE3       C          D. Luís fita direita; Taxa de Telegrama; 
                                                                                  D. Luís de frente                                                
BEMPOSTA                                     TE1       RR        D. Luís fita direita                                              
BOM JEZUS, BRAGA                      TE8       C          D. Luís fita direita; D. Carlos Neto                  
BOM SUCESSO, LISBOA                 TE2       M         D. Luís fita direita; D. Carlos Neto;
                                                                                   “PROVISORIO”
BORBA                                            TE1       R          D. Luís fita direita; “PROVISORIO”                  
BRAGA                                                        -           -                                                                          Duplo circular  datado com traço 1886 
BRAGANÇA                                   TE1       RR        D. Luís fita direita;                                (1)
                                                                                  D. Carlos Mouchon                             
BUSSACO                                        ET         C          D. Luís de lado; D. Luís de frente                   IP D. Luís fita direita
BUSSACO (azul)                             ET         RR        D. Luís de lado                                                  
CABO DE S. VICENTE                     TE1       -           -                                                             (1)         
CAES DOS SOLDADOS, LISBOA    TE1       -           -                                                                          Telegrama 1883
CALDAS DE MONCHIQUE             TE4       M         D. Luís fita direita;                                (1)         
                                                                                  D. Luís de frente;D. Carlos Neto;
                                                                                  D. Carlos Mouchon
CAMPO MAIOR                              TE1       R          D. Luís de frente                                   (1)         
CANTAREIRA, PORTO                    TE1       RR        D. Luís de frente;                                  (1)         
                                                                                  D. Carlos Mouchon
CARNIDE, LISBOA                          TE1       R          D. Luís de frente; Ceres                                   Isento Colégio Militar 1922
CARREGAL                                     TE1       RR        D. Luís de lado                                     (1)         
CASCAES                                        TE1       M         D. Luís fita direita; D. Luís de frente;  (2)
                                                                                  D. Carlos Mouchon                                          
CASTELO BRANCO                        TE1       -           -                                                                          Envelope de Telegrama 1875(6)
CELORICO DA BEIRA                                  -           -                                                                          Duplo circular datado com traço 
CERTà                                            ET         RR        D. Luis de lado                                     (1)         
CINTRA                                            TE1       -           -                                                                          Telegrama 1871
COIMBRA CENTRAL                                   -           -                                                                          ETP
CORREIO GERAL, CALHARIZ,        TE1       -           -                                                                          Telegrama 1885 + Recibo
      LISBOA (verde/azul)
CORTES, LISBOA                             TE2       R          D. Luís fita direita; D. Luís de frente               
COVILHà                                        TE1       R          D. Luís de frente;  “PROVISORIO”;
                                                                                  D. Carlos Mouchon                                         
CUBA                                               TE4       RR        D. Luís fita direita                                              
ELVAS                                              TE1       R          D. Luís fita direita                                              
ESPINHO                                         ET         R          D. Luís de lado                                                  
ESPOSENDE                                    TE1       R          D. Luís de frente                                   (1)         
FARO                                                           -           -                                                             (8)         Tipo Datado Específico de Faro com roulettes
FELGUEIRAS                                                 -           -                                                                          Duplo oval com perfuração em fita direita
FIGUEIRA                                         TE1       -           -                                                                          Telegrama
FIGUEIRÓ DOS VINHOS                 ET         M         D. Luís fita direita                                              
FIGUEIRÓ DOS VINHOS (azul)      ET         M         D. Luís de frente, com roulettes                     
FONTAINHAS, ELVAS(4)                TE1       R          D. Luís de frente                                               
FREIXO DE ESPADA Á CINTA        TE5       R          D. Luís fita direita                                              
FUNCHAL                                        TE2       -           -                                                                          Telegrama 1882
GOLLEGà                                       TE4       R          D. Luís fita direita ; D. Luís de frente              
GOUVÊIA                                        TE1       RR        D. Luís fita direita                                 (1)         
GRANJA                                         ET         M         D. Luís de frente                                   (1)           IP D. Luís fita direita
GUARDA                                         TE4       RR        D. Luís fita direita                                              
GUIMARÃES                                    TE1       R          D. Luís fita direita                                              
LAGOS                                            TE1       C          D. Luís fita direita                                              
LAMEGO                                         TE1       RR        D. Luís de frente;D. Carlos Mouchon (1)        Nominativo com traço vermº
LAPA, LISBOA                                 TE1       M         D. Luís fita direita; D. Luís de frente;
                                                                                  Taxa de Telegrama;D. Carlos Mouchon       Telegrama 1889
LAZARETO                                       TE1       C          D. Luís fita direita; D. Luís de lado;
                                                                                  D. Carlos Neto; D. Manuel                              
LISBOA PRINCIPAL                         ETPL     R          D. Luís fita direita                                              
LOULÉ                                              TE1       RR                                                                                    
LOUZADA                                        ET         C          D. Luís fita direita; Jornaes;D. Luís de frente IP D. Luís frente 1886
MACHICO                                       TE4       R          D. Luís fita direita; D. Luís de lado                  Peça
MAFRA                                                        -           -                                                                          ETP em D. Carlos Neto e Mouchon
MARINHA GRANDE                       TE1       RR        D. Luís fita direita                                 (1)         
MATHOZINHOS                              TE1       RR                                                                       (1)         
MEALHADA                                    TE1       -           -                                                                          
MELGAÇO                                                   -           -                                                                          Duplo circular datado com traço vermº
MERTOLA                                        TE1       R          D. Luís fita direita                                 (1)         
MIRANDA                                       TE8       RR        D. Carlos Mouchon                             (1)         
MIRANDELLA                                  TE1       RR        D. Carlos Neto                                     (1)         
MONÇÃO                                       TE4       RR        D. Carlos Mouchon                             (1)         
MONTEMOR-O-VELHO (azul)      ET         RR        D. Luís fita direita                                              
MOURA                                           TE4       RR        D. Luís de frente;                                  (1)         
                                                                                  D. Carlos Mouchon
MOURARIA, LISBOA                       TE2       RR        -                                                                          Peça + Telegrama 1889
OLHÃO                                            TE1       -           -                                                                          Circular datado
OLIVEIRA D’AZEMEIS                      TE1       RR        Jornaes(7)                                                          
OLIVEIRA DO HOSPITAL                 ET         -           -                                                             (1)         
PAÇO D’ARCOS (azul)                  TE1       RR        D. Luís fita direita; D. Luís de frente               
PAREDES                                         TE4       R          D. Luís de frente                                               
PEDROGÃO GRANDE                   ET         R          D. Luís fita direita                                              
PENAFIEL                                        ET         -           -                                                                          
PENAMACÔR                                 TE2       C          D. Luís fita direita; D. Luís de lado;                 Peça
                                                                                  D. Luís de frente
PENICHE                                         TE1       M         D. Luís fita direita; D. Luís de frente               
PEZO DA REGOA                           TE1       M         D. Luís fita direita; D. Luís de frente;
                                                                                  D. Carlos Mouchon                                         
PINHÃO                                          TE1       M         D. Luís fita direita; D. Carlos Neto;    (1)         Carta com 25rs D. Luís   
                                                                                 D. Carlos Mouchon                                          frente 1882
PINHEL                                            TE4       C          D. Luís de lado; D. Luís de frente                    IP fita direita
POMARÃO                                     TE2       RR        D. Luís de frente                                   (1)         
POMBAL                                         TE1       R          D. Carlos Mouchon                             (1)         
PONTA DO PARGO                       TE2       RR        D. Luís de frente; D. Carlos Neto       (1)         
PONTA DO SOL                              TE2       R          D. Luís de frente                                               
PONTE DE LIMA                              TE1       RR        D. Carlos Neto                                     (1)         
P. MONIZ                                        TE4       RR        D. Carlos Mouchon continente        (1)         ETP atípico (Maq. Telegraf.) 
POVOA DE VARZIM                       ETM      R          D. Luís fita direita                                              
PRAÇA DE ELVAS                          TE1       RR        D. Luís fita direita                                 (6) 
SABUGAL                                        TE3       -           -                                                                          
SAGRES                                           TE1       R          D. Luís de frente                                               
SANTA COMBA-DÃO                    TE4       RR        D. Luís de frente                                   (1)         
STA CRUZ                                        TE4       M         D. Luís de frente (continente);(1)                    Peça 
                                                                                  D. Carlos Neto; D. Carlos Mouchon 
SANTA MARTA, LISBOA                 TE4       -           -                                                             (2)         Telegrama 1887
SANTAREM                                     TE1       M         D. Luís fita direita                                              
S. JULIÃO, LISBOA                          TE1       C          D. Luís de frente                                               Indícios utilização postal
S. THIAGO DO CACEM                  TE1       M         D. Luís fita direita                                              
SEIXAL                                             TE3       RR        D. Luís fita direita                                 (5)         
SERPA                                             TE3       R          D. Luís fita direita                                              
SILVES                                              TE1       RR        D. Luís fita direita                                              
TÁBOA                                            ET         RR        D. Luís de frente; D. Carlos Neto       (1)         
TAIPAS, CALDAS DAS TAIPAS       TE6       M         D. Luís de frente; D. Carlos Neto;  
                                                                                  “PROVISORIO”
THOMAR                                         TE1       R          D. Luís de frente                                               
TONDELLA                                      ET         RR        D. Luís fita direita                                              
TORRES NOVAS                                          -           -                                                                          Duplo circular datado 1885
TRANCOSO                                    TE1       -           -                                                                          
VAL DE PASSOS                             TE1       RR        D. Luís fita direita; “PROVISORIO”      (1)         Peça
VIANNA DO CASTELO                               -           -                                                                          Duplo circular datado primitivo c/ traço verm.º
                                                                                                                                                              Direcção Telegrapho Postal  
VIDIGUEIRA                                     TE4       M         D. Luís fita direita; D. Carlos Neto     (1)         
VILLA DO CONDE                          TE1       R          D. Luís fita direita                                              
VILLA FLOR                                     TE1       M         D. Luís fita direita; D. Luís de lado;    (1)         IP fita direita
                                                                                  D. Carlos Neto
VILLA FRANCA DE XIRA                             -           -                                                                          Carimbo de Coroa
V. N. FAMALICÃO                          TE1       C          D. Carlos Mouchon                             (1)         IP Mouchon 1903 + Postais Ilustrados 
VILLA NOVA DE GAYA, DEVEZAS ET        M         D. Luís fita direita                                            
VILLA NOVA DE PORTIMÃO         TE1       M         D. Luís fita direita; D. Luís de frente               
VILLA POUCA D’AGUIAR               TE1       R          D. Luís de frente                                               IP D. Luís de frente
VILLA VELHA DO RODAM             TE2       R          D. Luís fita direita; D. Luís de frente               
VILLA VIÇOZA                                 TE1       C          D. Luís fita direita; Jornaes;                (1)         Carta D. Luís frente(9) + 
                                                                                  D. Luís de lado; D. Luís de frente                    Telegrama com nom. 1891
VIMIOZO                                         TE7       M         D. Carlos Mouchon                             (1)         IP D. Carlos Mouchon
VINHAES                                         TE1       R          D. Luís de frente                                   (1)         Circular datado com traço
VIZEU                                               TE1       RR        D. Luís fita direita                                              
VIZELA                                             TE1       -           -                                                                          

 

Notas:

               (1) Carimbo do Museu Postal

               (2) Existem falsos em Santo António

               (3) Existem falsos em D. Manuel com “REPUBLICA”

               (4) Para o caminho-de-ferro

               (5) Necessita confirmação

               (6) Colecção Joaquim Trindade

               (7) Livro “Provisional Town Postmarks of Portugal, 1879-1912”, David L. Gordon

               (8) Existe uma meia batida com “FA…” do tipo TE1 num selo da emissão com “PROVISORIO”, que poderá       ser Fafe ou Faro, colecção Guilherme Rodrigues

               (9) Artigo S. Washbourne

É curioso notar que para Elvas existiram dois carimbos do tipo TE1: PRAÇA DE ELVAS e ELVAS. Em 1869 as estações telegráficas foram classificadas por estarem Estabelecidas em Praças de Guerra, Comandos de Divisões e Postos Militares importantes.

                As estações segundo essa classificação eram as seguintes : Chaves, Valença, Campo Maior, Elvas (praça), Estremoz, Tavira e Carnide.

 

            6. Lista das estações que existiram até 1880, sem referência de marca telegráfica-postal

lista 

 

            7. Outras obliterações primitivas sem localidade

P. CABO                         Cabo submarino.

EST. TF CA .                     Estação Telegráfica (Terreiro do Paço, Lisboa)

o1           o2

 

                8. Outras obliterações com utilização telegráfica

Nesta categoria já aparecem estações novas que não constam na lista de 1880, tais como as estações Açorianas, Castelo de Vide entre outras.

 

8.1. Nominativos

AGUA DE PAU, com roulettes

ALAGÔA, com roulettes

ALTER DO CHÃO, com traços vermelhos

CASTO DE VIDE, com roulettes ou traço vermelho

CORUCHE, com roulettes

FURNAS, com roulettes

LAMEGO, com traço vermelho

NAZARETH, com traço vermelho

NORDESTE, com traços vermelhos

POVOAÇÃO, com traço vermelho

81 

 

8.2. Duplos circulares datados primitivos

PONTA DELGADA, com roulettes

VIANNA DO CASTº, com traço vermelho

82 

 

8.3. Outros carimbos primitivos

CORREIO DE LISBOA, oval com circulo datado, com perfuração estrela e com traços vermelhos

83 

 

8.4. Correio e Telegrapho

Boa Vista / URBANA / PORTO, DG 74, com perfuração estrela

GANDARELLA, CT POSTAL, DG 182, sem data

LAGENS DO PICO, duplo oval sem data, necessita de confirmação

M. do Pombal / URBANA /PORTO, DG 227, preto e azul

P. DE FERREIRA, tipo próprio, duplo circular sem data

PAYALVO, DG 286, datado

RIO DE MOINHOS, DG 345, preto e violeta, datado

VILLA FRANCA DE XIRA, carimbo com a coroa a violeta

84      84a     84b     84c

 

8.5. Telegrapho

TELEGRAPHO / LISBOA, a preto e a azul

TELEGRAPHO / ??, a violeta, com letras de caracteres diferentes e mais altos

85 

 

8.6. Estação Telegrapho Postal / Direcção Telegrapho Postal

CABECEIRAS DE BASTO, ETP, tipo único, circular datado, existem peças circuladas

CALHARIZ, ETP, violeta com traço vermelho e sem traço

CALVARIO, ETP, preto,  violeta e azul

COIMBRA, ETP, sem data

LISBOA, ETP, nominativo em 2 linhas sem data, necessita confirmação

MAFRA, ETP, sem data e com data manuscrita

MARCO DE CANAV., ETP, tipo único, duplo oval sem data

PORTO MONIZ, ETP, grande, com emissor telegráfico no centro, sem data

RIBEIRADIO, DG 342, preto e violeta, sem data

VALADA, ETP, sem data

VIANNA DO CASTELO, DTP, oval vertical sem data

86a      86b     86c     86d

 

8.7. Duplos ovais datados (CORREIO E TELEGRAPHO)

ESPINHO, a preto e a violeta

PEZO DA REGUA

SANTAREM

87 

 

8.8. Duplos ovais datados (CORREIO)

ALENQUER, com traço vermelho

ALHANDRA, com traço vermº (precisa confirmação)

ALVAIAZARE, com traço vermelho

FELGUEIRAS, com perfuração estrela

VILA DA POVOAÇÃO, com traço vermelho

VILA FRANCA DO CAMPO, com roulettes ou traços vermelhos

88 

 

8.9. Duplos ovais datados, outros tipos

ADM ... CORREIOS E TELEGRAPHOS / 3ª REPARTIÇÃO, azul, carece confirmação

ADM ... CORREIOS E TELEGRAPHOS / 4ª REPARTIÇÃO, carece confirmação

REPARTIÇÃO TELEGRÁPHICA DE LISBOA 2A SECÇÃO, a violeta

89 

 

8.10. Duplos circulares datados com marca de transmissão

ALCOBAÇA, com roulettes em 1885

BRAGA, com traço vermelho

CELORICO DA BEIRA, com roulettes

FARO, tipo único desta cidade, com roulettes

LISBOA / EST. NE E LESTE, com traços vermelhos

MELGAÇO, com traço vermelho

OLHÃO, com roulettes

PORTO , com roulettes vermelhas e traços contínuos, perfuração estrela

PORTO / EST. ALFANDEGA, com perfuração estrela

PORTO / EST. CAMPANHÃ, com traço vermelho, com roulettes e/ou perfuração estrela

PORTO MONIZ / MADEIRA, com roulettes

TORRES NOVAS, com roulettes

VINHAES, com traço vermelho

810 

 

8.11. Duplos circulares datados sem marca de transmissão

EST. C. DOS TEL. DE LISBOA / 2ª SECÇÃO

E. TELG. DO PORTO / 2ª SECÇÃO

TELEGRAFO PORTO / 2ª ???

811a 

 

9. Inutilizações manuscritas

Assinatura com perfuração estrela ou traço vermelho

Data numérica e por extenso, com traços vermelhos

Traços paralelos

9 

 

10. Obliterações Semafóricas

                Os Serviços dos Faróis foram integrados na nova Direcção em 1880 e a ligação à rede telegráfica ocorreu ainda no sec. XIX. No entanto, as obliterações semafóricas só aparecem mais tarde nos anos 20 com os exemplos que se apresentam. Sabe-se que foram utilizados postalmente, pois existem inteiros postais Ceres com carimbo do tipo 10.2..

 

10.1. Tipo Francês

VIANA DO CASTELO / SEMAFORO 

 

10.2. ESTAÇÃO ELECTRO SEMAFORICA

CABO ESPICHEL, duplo circular datado

DE LEIXÕES, duplo circular datado

101 

 

11. Marcas de transmissão

Estas são as marcas que revelam o uso telegráfico. Muitas das vezes na transmissão do telegrama o operador marcava o telegrama e os selos, marcação essa que assumia diversas formas como abaixo se indica. É vulgar acumular várias marcas de transmissão sem se conhecer o seu significado.

 

11. 1. Marcação com estrela

Estrela vermelha

Perfuração estrela com pontas finas

Perfuração estrela com pontas largas

 
111
 
 

                11. 2. Marcação com roulettes

Roulettes triplas interrompidas, a vermelho

Roulettes triplas, a vermelho

Roulette ondulada, a preto

Roulette grossa, a preto

112
 

 

                11. 3. Marcação com traços

Traços pretos a tinta

Traços vermelhos

Traços azuis, quando obliterados com carimbo telegráfico

113
 

 

                12. Marca Comemorativa relacionada com a Telegrafia

 

                12.1. X Conferência Telegraphica Internacional

A X Conferência Internacional teve lugar em Lisboa em Maio e Junho de 1908.

121 

 

                13. Conclusão

 

                Após o estudo deste tema, podem-se identificar uns quantos pontos interessantes em relação às obliterações telegráficas primitivas:

- das 216 estações telegráficas em 1880 só se conhecem selos ou peças de 105;

- das 216 estações telegráficas em 1880 nada se sabe do tipo de obliteração de 84 estações;

- apenas 19 carimbos com peças existentes que comprovam a utilização postal;

- carimbos que só aparecem em Mouchon (por exª V. N. GAIA, VIMIOZO), parece que foram guardados e apareceram mais tarde por recurso;

- CARNIDE deve ser a única obliteração utilizada de recurso na República (contrapondo aos nominativos, foram vários utilizados para colocação do nome da estação nos registos até 1950);

- são difíceis de encontrar obliterações primitivas com marcas de transmissão de roulettes, tal como sobre selos de taxa de Telegramas, pois correspondiam ao custo de uma palavra em transmissão urbana.

                Quero agradecer o rápido apoio para a realização deste estudo aos colegas coleccionadores: Joaquim Trindade, Steve Washbourne, Luís Barroso, Guilherme Rodrigues e Fernando Henriques. Espero também que mais obliterações sejam reportadas de modo a completar este estudo porque a Marcofilia é um tema que qualquer um pode contribuir mesmo com um selo danificado.

 

 

Bibliografia

“Telegraph cancellations on postage stamps”, S. S. Washbourne, Portu-Info 17, 1982

 “A Census of Portuguese Telegraph Cancellations”, S. S. Washbourne, Portu-Info 19, 1982

“Provisional Town Postmarks of Portugal, 1879-1912”, David L. Gordon, Portuguese Philatelic Society, 1985

“Carimbos do museu postal”, Armando Vieira, FN Filatelia - Numismática,  Junho 1989

“Os Correios Portugueses entre 1853-1900  (Carimbos Nominativos e dados Postais e Etimológicos)” Tomo I e II, Pedro Vaz Pereira, Fundacion Albertino de Figueiredo para la Filatelia, 2005


 

      

 

 

 

Actualizado em Quinta, 24 Setembro 2009 23:05
 

Procura

 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack